Foto: Reprodução/ Getty Images

O ácido acetilsalicílico, patenteado em 1894 pelo químico Felix Hoffman e popularmente conhecido por Aspirina, é um medicamento extremamente comum entre as pessoas que buscam sanar de imediato, dores e febre. Desde o Egito Antigo, a prática de se utilizar o princípio ativo da aspirina, encontrado em plantas como o salgueiro, é registrada por conta de seu efeito antitérmico e anti-inflamatório.No entanto,estudos feitos por cientistas do King´s College (Londres), dão conta de sua absorção pelo organismo, diariamente, pode provocar mais danos do que benefícios.

Em 1970, descobriu-se um bônus: que ela inibe a agregação de plaquetas, ou seja, fragmentos de células que estão presentes no sangue humano e que são responsáveis pelo processo de coagulação. Essas agregações impedem que haja hemorragia ao se cortar, por exemplo. O ácido acetilsalicílico faz o caminho inverso e não permite que essas plaquetas consigam impedir que o sangue continue a jorrar quando a pessoa se corta. Tomar aspirina constantemente, segundo este estudo na Inglaterra, pode aumentar o risco de hemorragias internas em 50%.

Ataques cardíacos
Ilustração: Divulgação
Muitos ataques cardíacos ocorrem por conta da obstrução de vasos que irrigam o coração – o que pode também acontecer com outros órgãos vitais como o cérebro, provocando o derrame. E essa obstrução, muitas vezes, é originada por coagulação nas veias. Se a pessoa possui problemas como aterosclerose (acúmulo de gordura ou colesterol nas artérias), por exemplo, e isso chega ao ponto de lesionar um vaso sanguíneo, as plaquetas, naturalmente, vão rapidamente tentar resolver o problema — fechando a lesão. 

Mas, muitas vezes, essa ação natural pode criar um coagulo muito grande que acaba entupindo a veia inteira — o que impede a passagem do sangue e causa um ataque cardíaco. Foi daí que veio a ideia de usar Aspirina contra ataques cardíacos: diminuir a ação das plaquetas é sinônimo de menor risco de obstrução total — ou seja, paradas do coração. 

Fonte: Superinteressante


Postar um comentário:

0 comments:

Obrigado Por Participar!

Notícias | Lives | Colunas | Estreito laço com leitores, colaboradores e anunciantes! Campos dos Goytacazes, Baixada Campista e Região. Jornal Notícias em Foco “JNF – Jornalismo Inovador! Foco, Ética e Verdade."

| Fique Por Dentro |

| Notícia em Destaque |

De olho na agricultura e à produção agropecuária

CIDEENF: Campos e região conhecem programas da Conab A apresentação aconteceu no auditório da prefeitura. Na ocasião, foram apresentados ...

| Veja Também |

Tecnologia do Blogger.