Foto: Divulgação/ Novo Degase


Com o propósito de dar continuidade ao plano de descentralização das unidades de cumprimento de medidas socioeducativas no Estado do Rio de Janeiro, a nova sede do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), que seria  inaugurada nesta tarde de quinta-feira (10), terá uma nova data a ser marcada para a entrega oficial à comunidade de Campos dos Goytacazes.  Na oportunidade, o evento contaria, além de autoridades locais, com as presenças do governador Wilson Witzel , do diretor-geral do Degase, André Monteiro e do secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

Passando agora a funcionar ao lado do Colégio Estadual José do Patrocínio, o Criaad atenderá jovens que cumprem medidas socioeducativas no sistema de semiliberdade dentro do município e o novo espaço foi doado pela pasta da Educação do Estado.Ali, a disponibilidade de atendimento é de 60 adolescentes, com serviços voltados para atividades pedagógicas e culturais e um dos fatores mais importantes desse processo de ressocialização é a proximidade com as casas desses atendidos, fortalecendo assim os vínculos afetivos que são, sobremaneira, essenciais nesse processo de reencaminhamento desses jovens ao convívio social, após a intervenção do Estado para coibir ações destes em conflitos com a lei. 

A respeito do Criaad, o responsável pela pasta da Educação no Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, destaca a importância desse espaço e de sua nova estrutura para abrigar estes adolescentes:
 -No espaço, os jovens contarão com duas salas m“No espaço, os jovens contarão com duas salas multiuso para realização de atividades pedagógicas e culturais e quadra de areia para prática de esportes. Além do baixo custo financeiro necessário para adaptar a estrutura física que existia no local, o benefício para os jovens em conflito com a lei será enorme, pois terão um local de qualidade para cumprirem suas medidas socioeducativas, conclui.
Plano de Descentralização
O Departamento Geral de Ações Socioducativas - DEGASE é um órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que executa as medidas judiciais aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei. Com a introdução do Plano de Descentralização do Novo Degase, existe um norteamento quanto às ações a serem impetradas junto aos jovens favorecendo para que acabem por se formar como pessoas autônomas, cidadãos solidários e profissionais competentes, possibilitando a construção de projetos de vida e a convivência familiar e comunitária.
No projeto pedagógico da semiliberdade, o adolescente pode sair das unidades para estudar e trabalhar, retornando para passar a noite. Em caso de bom comportamento, o jovem pode passar o final de semana com a família. Eles recebem acompanhamento técnico de agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos entre outros profissionais.


Fonte:Degase/RJ

Postar um comentário:

0 comments:

Obrigado Por Participar!

Notícias | Lives | Colunas | Estreito laço com leitores, colaboradores e anunciantes! Campos dos Goytacazes, Baixada Campista e Região. Jornal Notícias em Foco “JNF – Jornalismo Inovador! Foco, Ética e Verdade."

| Fique Por Dentro |

| Notícia em Destaque |

De olho na agricultura e à produção agropecuária

CIDEENF: Campos e região conhecem programas da Conab A apresentação aconteceu no auditório da prefeitura. Na ocasião, foram apresentados ...

| Veja Também |

Tecnologia do Blogger.