Foto: Divulgação/ MCTIC


Três políticas públicas elaboradas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foram indicadas ao prêmio WSIS (Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas. A premiação reconhece iniciativas mundiais que utilizam as TICs como fatores para o desenvolvimento sustentável. Foram indicados ao prêmio:

- Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que apresenta 100 ações para acelerar a digitalização da economia brasileira;
- Plano Nacional de Internet das Coisas, que detalhou as principais áreas em que o país pode se beneficiar dessa nova tecnologia;
- o Start-Up Brasil, programa de apoio a empresas nascentes de base tecnológica.

O secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, destaca a indicação ao prêmio como a valorização do diálogo permanente entre o governo e outros atores na construção de políticas públicas.  "A indicação desses projetos para essa premiação internacional reflete a relevância dessas iniciativas, que terão continuidade na nova gestão. 

Destaco, em particular, a importância do processo colaborativo de construção dessas políticas, baseado no amplo diálogo e na parceria entre atores públicos e privados, da academia, da sociedade civil e do setor produtivo”, afirma. O próximo passo da premiação é uma votação aberta ao público, em que qualquer pessoa pode se cadastrar e escolher os projetos de sua preferência até o dia 10 de fevereiro. As cinco iniciativas mais votadas em cada categoria serão reveladas no Fórum WSIS 2019, que acontece de 8 a 12 de abril em Genebra, na Suíça.

As equipes dos diretores de Políticas para a Transformação Digital, Miriam Wimmer; de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo; e de Ecossistemas Digitais, Otavio Caixeta, foram responsáveis pela Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, pelo Plano Nacional de Internet das Coisas e pelo programa Start-Up Brasil, respectivamente.

Como participar
O site para votação é www.wsis.org/prizes. Após a conclusão do cadastro é possível ver a lista completa de indicados. Os projetos do MCTIC fazem parte da primeira listagem, que reconhece as iniciativas governamentais. Também há projetos nacionais indicados nas outras 17 categorias.


Fonte: Min. da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações


Postar um comentário:

0 comments:

Obrigado Por Participar!

Notícias | Lives | Colunas | Estreito laço com leitores, colaboradores e anunciantes! Campos dos Goytacazes, Baixada Campista e Região. Jornal Notícias em Foco “JNF – Jornalismo Inovador! Foco, Ética e Verdade."

| Fique Por Dentro |

| Notícia em Destaque |

De olho na agricultura e à produção agropecuária

CIDEENF: Campos e região conhecem programas da Conab A apresentação aconteceu no auditório da prefeitura. Na ocasião, foram apresentados ...

| Veja Também |

Tecnologia do Blogger.