Foto: Reuters/Jaime Saldarriaga

Mesmo constatando que a primeira quinzena de janeiro registrou um número menor de casos de arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus como de dengue, Zika e febre amarela), em comparação a igual período de 2018, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) continua em estado de alerta contra a chikungunya. No que se refere à incidência de dengue e Zika, o órgão estadual computou 351 casos de dengue e 15 de Zika, enquanto que no ano passado, os dados davam conta de que estes números eram de 781 casos de dengue e 133 de Zika. 

Como a febre chikungunya inspira atenção maior pela transmissão do mosquito Aedes aegypti e o número de casos dessa arbovirose está mais parecido com o observado em 2018. Na primeira quinzena de janeiro de 2019, ocorreram 563 casos, somente 20 a menos do que no mesmo período de 2018. Por se tratar de um vírus novo dentro do território fluminense e também pela maior parte da população não se encontrar vacinada, o cuidado tem sido redobrado. No ano passado, o Rio de Janeiro registrou 39.082 casos da doença, com 18 mortes.

Ilustração: Reprodução
"A chikungunya vem se comportando com a ocorrência de surtos isolados bastante intensos, com o acometimentos de um número significativo de pessoas em algumas localidades. Não existe vacina e a maioria das pessoas nunca teve a doença, o que faz com que elas sejam, portanto, suscetíveis ao vírus. Então, estamos em alerta e nos preparando para que, em caso de aumento do número de casos, possamos agir de forma rápida", disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, 

A reduzida ocorrência neste verão observada até o momento não minimiza as preocupações. Por conta disto, monitoramentos estão sendo feitos incluindo aí, casos constatados de Zika e dengue e a perspectiva é de baixa transmissão dessas duas doenças. Todavia, ações de conscientização e engajamento das comunidades serão desenvolvidas nos primeiros 60 dias de 2019, capacitando equipes de saúde em todo o estado, por exemplo.


Fonte: Portal EBC


Postar um comentário:

0 comments:

Obrigado Por Participar!

Notícias | Lives | Colunas | Estreito laço com leitores, colaboradores e anunciantes! Campos dos Goytacazes, Baixada Campista e Região. Jornal Notícias em Foco “JNF – Jornalismo Inovador! Foco, Ética e Verdade."

| Fique Por Dentro |

| Notícia em Destaque |

De olho na agricultura e à produção agropecuária

CIDEENF: Campos e região conhecem programas da Conab A apresentação aconteceu no auditório da prefeitura. Na ocasião, foram apresentados ...

| Veja Também |

Tecnologia do Blogger.