Educação implementa a EJA nas Casas de Convivência

Aulas terão início no mês de março. Nesta semana, a superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo vai divulgar a atividade entre os idosos.

Em uma parceria inovadora, a Secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura (Smece) e a Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) vão proporcionar aos idosos de Campos a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental I, a partir do Projeto Escola dos Saberes. A partir desta semana será realizada uma ação nas Casas de Convivência para sensibilizar os idosos a participarem desta formação inédita no estado do Rio de Janeiro. 

A ideia do projeto surgiu, em 2018, após a divulgação dos dados do IBGE, onde o município de Campos apresentou 35% dos idosos considerado analfabetos. Este foi um dos motivos que levou à criação do Projeto Escola dos Saberes, que pretende dar aos idosos, autonomia nas operações básicas de matemática, leitura e escrita. 

— Os idosos terão aulas nas próprias Casas de Convivência, todos os dias da semana. Eles serão alunos da rede municipal. No final do ciclo terão formação e certificação da 5ª fase do Ensino Fundamental I. Mais do que isso, eles poderão ler uma receita médica ou fazer contas quando receberem o benefício, por exemplo. O governo Rafael Diniz está oferecendo dignidade, cidadania e oportunidade a esses idosos. Mudaremos essa realidade em Campos com o Projeto Escola dos Saberes — destacou Heloísa. 

De acordo com a gerente de Educação do EJA, Amanda Passalini, a EJA será implantada nas Casas de Convivência porque esses idosos já estão presentes nesses espaços, têm amizades e trocam saberes com os demais companheiros. “Vamos levar a escola até o idoso”, concluiu. 

Nesta segunda-feira (25), a equipe da Sesa vai visitar o Centro dia do Idoso, em Guarus. Na terça (26), Travessão; e na quarta-feira (27), em Conselheiro Josino. O Projeto vai ter início na segunda quinzena de março.

Por: Supcam

Postar um comentário:

0 comments:

Obrigado Por Participar!

Notícias | Lives | Colunas | Estreito laço com leitores, colaboradores e anunciantes! Campos dos Goytacazes, Baixada Campista e Região. Jornal Notícias em Foco “JNF – Jornalismo Inovador! Foco, Ética e Verdade."

| Fique Por Dentro |

| Notícia em Destaque |

De olho na agricultura e à produção agropecuária

CIDEENF: Campos e região conhecem programas da Conab A apresentação aconteceu no auditório da prefeitura. Na ocasião, foram apresentados ...

| Veja Também |

Tecnologia do Blogger.